A deterioração progressiva das articulações, provocada pela artrite reumatóide (AR), tende a impossibilitar a concretização de várias tarefas do quotidiano de todos aqueles que sofrem com esta patologia. A pensar nesta realidade, e dando forma a um sonho já antigo dos doentes, é apresentado hoje o programa “Liberdade de Movimentos”, disponível em DVD e também através do site: www.liberdadedemovimentos.com. No âmbito da política de Responsabilidade Social da Roche Farmacêutica e em parceria com a associação de doentes ANDAR, esta ferramenta foi pensada e concebida por vários profissionais de saúde para melhorar a qualidade de vida do doente, através de exercícios que pretendem tornar as suas acções mais fáceis e menos dolorosas.

Na origem do DVD estiveram, entre outras, as conclusões de um estudo desenvolvido no final de 2010, da autoria dos reumatologistas Luís Cunha-Miranda, do Instituto Português de Reumatologia, Lúcia Costa, do Centro Hospitalar do Alto Minho, e José Saraiva Ribeiro, do Departamento Médico da Roche, intitulado “Needs and Expectations in Rheumatoid Arthritis – Do we know our patients needs?”.

A investigação desenvolvida por estes médicos portugueses apurou que 18% dos inquiridos considera que a AR tem um impacto na sua qualidade de vida, sendo que 16% admitiu ainda que a doença interfere na forma como são capazes de apreciar o seu dia-a-dia, não lhes permitindo desfrutar dos momentos mais simples. Tarefas simples, como as que dizem respeito às actividades relacionadas com a jardinagem ou o desporto, são observadas como as mais complicadas de concretizar. Ainda, e na mesma escala de dificuldade de 0 a 10, as tarefas da casa (5,76), dormir (5,08), andar (4,99) e a própria actividade laboral (4,86) representam, por vezes, verdadeiros desafios para estas pessoas.

A constatação destes e outros resultados, muito direccionados para as barreiras diárias dos doentes, levou a que se desenvolvesse um suporte que pretende dar uma resposta adequada às suas expectativas. “Liberdade de Movimentos” procura promover a necessidade da inclusão de exercícios na rotina do doente, como um plano de fisioterapia adaptado aos seus anseios e limitações. De acordo com as indicações do médico assistente, poderá ser aplicado em casa, ou em qualquer outro lugar, como a praia, ou o jardim. O DVD é gratuito e será distribuído nas consultas de reumatologia a nível nacional e também através da ANDAR.

Em Portugal, são cerca de 40 mil as pessoas que sofrem de Artrite Reumatóide (AR), uma doença inflamatória crónica que, pelas suas características, tem um impacto significativo na qualidade de vida do doente e seus familiares. Em caso de diagnóstico tardio ou de um tratamento não adequado, estima-se que esta patologia possa encurtar a vida dos doentes, em média entre sete a 10 anos. 

04 de julho de 2011

Fonte: Guess What PR