“De acordo com o candidato, quer os diretores clínicos das unidades hospitalares, quer os presidentes dos Conselhos Clínicos e da Saúde dos ACES [Agrupamentos de Centros de Saúde] devem ser eleitos pelos próprios colegas de trabalho”, refere em comunicado a candidatura de Miguel Guimarães.

O candidato, e presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, considera que “esta é uma medida necessária para que as direções clínicas sejam mais autónomas e independentes face aos Conselhos de Administração, dando prioridade às decisões de caráter técnico em detrimento dos critérios administrativos ou burocráticos”.

Veja aindaAs frases mais ridículas ouvidas pelos médicos

A proposta, que será incorporada no programa final de Miguel Guimarães e apresentada ao Ministério da Saúde, é divulgada na véspera da sua participação na conferência promovida pela Associação Portuguesa de Engenharia e Gestão da Saúde (APEG Saúde) relativa ao tema “Compromisso e Responsabilidade na Direção Clínica”.

A conferência, que terá lugar quarta-feira em Lisboa, reunirá os atuais três candidatos a bastonário da Ordem dos Médicos – Álvaro Beleza, Jorge Torgal e Miguel Guimarães – nas eleições que se realizam em janeiro.