22 de agosto de 2013 - 08h43
A Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu hoje um alerta de calor para os distritos do Alentejo, devido à previsão de temperaturas máximas elevadas.
O alerta amarelo de calor, divulgado na página da Internet da DGS, foi feito para os distritos de Portalegre, Évora e Beja.
A DGS alerta que “devido às temperaturas elevadas pode haver efeitos na saúde”.
Por causa das temperaturas elevadas, também o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo, o que pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado por nuvens baixas e com neblina ou nevoeiro no litoral a norte do Cabo da Roca até ao final da manhã. A nebulosidade poderá persistir em alguns locais da faixa costeira.
Para hoje está também prevista a possibilidade de períodos de chuva fraca ou chuvisco na faixa costeira a norte do Cabo Carvoeiro até ao final da manhã.
O vento hoje deverá soprar em geral fraco, inferior a 20 quilómetros por hora (km/h), tornando-se moderado (20 a 35 km/h) no litoral oeste a sul do Cabo Mondego e nas terras altas, a partir da tarde.
A temperatura deverá descer, em especial nas regiões do interior Norte e Centro, estando prevista para Lisboa uma máxima de 29 graus Celsius, no Porto de 22 e em Faro de 30.
Lusa