Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

Mulheres passeiam de bicicleta pelas ruas de Lisboa para celebrar este dia

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro e, para lembrar que esta luta não está esquecida, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), juntamente com o Clube de Ciclismo de Lisboa, organizaram um passeio de bicicleta feminino que decorrerá o próximo domingo, dia 6 de fevereiro.

O percurso destas'ciclistas'terá cerca de 25 quilómetros,passeando pelas ruas da Praça de Espanha, Parque Eduardo VII,
Marquês de Pombal, Rossio, Praça do Comércio e, depois, fazendo o trajecto invertido.

Promovido pela International Union Against Cancer (UICC), o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro comemora-se sob o lema "O cancro também se pode prevenir".

A campanha deste ano destaca o facto de que é possível prevenir 40por centodos cancros através da adopção de medidas simples.

Deixar de fumar e evitar a exposição ao tabaco, assim como reduzir o consumo de álcool, evitar a exposição ao sol, manter um peso saudável e proteger-se contra infecções que possam causar cancro, são algumas das formas que permite cada um de nós proteger-se contra o cancro.

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

A data 04 de fevereirofoi definida, no ano 2000, pela União internacional Contra o Cancro (UICC) para oficializara luta contra esta doença,na denominada Carta de Paris. O documento serve para divulgar os problemas relacionados com o risco, o diagnóstico e o tratamento de doentes com cancro.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, sem intervir sobre o problema, até 2015 devam morrer vítimas de cancro 84 milhões de pessoas. Os dados referentes a 2007 apontam para quase nove milhões de mortes por cancro, o correspondente a 13 por cento do total de óbitos registados nesse ano.

04 de fevereiro de 2011

Fonte: SAPO

Comentários