Dia Mundial da Espirometria celebra-se a 14 de Outubro

Rastreio gratuito a doenças respiratórias no Porto

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Espirometria, o institutocuf, em parceria com a  Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, Associação Portuguesa de Asmáticos e Fundação Portuguesa do Pulmão, vai promover um rastreio gratuito às doenças respiratórias, no próximo dia 14 de Outubro, das 10 às 17 horas, no Porto.

De acordo com o Prof. João Fonseca, Coordenador da Imunoalergologia e responsável pelo Laboratório de alergia, inflamação e respiração do institutocuf, “o rastreio de espirometria permite a detecção precoce e prevenção de doenças muito representativas em Portugal como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica ou asma. Está indicado particularmente para adultos com mais de 40 anos, expostos a tabaco, assim como a crianças com mais de 6 anos, com patologia alérgica das vias aéreas.”

O rastreio decorrerá no 1º Dia Mundial da Espirometria, integrado no Ano Internacional do Pulmão, e será aberto a toda a população. Para além dos exames de diagnóstico, esta iniciativa pretende alertar a população para a saúde dos pulmões e conta com o apoio do programa Harvard Portugal, através do projecto de informação sobre doenças respiratórias crónicas.

Estima-se que 7 por cento das mortes registadas todos os anos, a nível global, são o resultado de doenças pulmonares que podem ser prevenidas e que, a cada 5 minutos, morrem, em todo o mundo, 150 pessoas com estas patologias. Contudo, a espirometria e outras provas de função respiratória são subutilizadas.

O diagnóstico de doenças respiratórias é tardio, principalmente na Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), a 5ª causa de morte na Europa, e no caso da asma na criança em idade escolar.

A espirometria é o modo eficaz de detectar os primeiros sinais de várias doenças pulmonares. É  um exame fácil, rápido e não invasivo. Este teste mede, especificamente, a quantidade (volume) e a velocidade (fluxo) de ar que é inspirado e expirado pelos pulmões. O exame é realizado, inspirando e expirando profundamente para um aparelho chamado espirómetro.

Para mais informações sobre o rastreio ou inscrições pode ligar para o número: 220 033 500.

2010-10-13

Comentários