Dia Mundial da Bengala Branca

ACAPO inaugura centro de treino em actividades da vida diária

A Direcção Nacional da ACAPO e a Delegação de Viseu da ACAPO assinalam o Dia Mundial da Bengala Branca com a inauguração de um centro de treino em actividades da vida diária (AVD’s).

No dia 15 de Outubro, pelas 16h30, é apresentado na sede da delegação de Viseu da ACAPO um equipamento inovador destinado a pessoas com deficiência visual. O projecto, apoiado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, através do subprograma Incluir Mais 2010, vai permitir dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela ACAPO no âmbito da estimulação sensorial e no apoio às actividades da vida diária, “numa lógica de proximidade e ajustada à realidade dos utentes” refere Carlos Lopes, presidente da Direcção Nacional da ACAPO.

O centro, em tudo semelhante a uma casa de habitação, é composto por sala, cozinha, quarto e casa de banho, e destina-se ao treino de múltiplas tarefas quotidianas que permitam à pessoa com deficiência visual participar activamente no ambiente em que vive.

Projectado a pensar na habilitação de todas as pessoas com deficiência visual, e em particular nas que perderam a visão recentemente, no Centro de AVD’s serão exploradas situações referentes à alimentação, higiene pessoal, segurança, actividades domésticas e vestuário.

Estas competências serão adquiridas, com apoio especializado, segundo planos individualizados de trabalho, sendo prestado numa fase final uma intervenção ao domicílio do utente, de modo a possibilitar a
readaptação aos seus próprios equipamentos.

Até ao final do ano, a ACAPO espera inaugurar outros dois centros de AVD’s nas cidades de Coimbra e Lisboa, segundo revela o presidente da Direcção Nacional, Carlos Lopes.

ACAPO – Av. D. Carlos I n.º 126 9.º andar 1200-651 Lisboa

Telf: 21 324 45 00 Fax: 21 324 45 01
E-mail: c
laudiavargas@acapo.pt
Website:
www.acapo.pt

Dia Mundial da Bengala Branca
O dia 15 de Outubro é o Dia Internacional da Bengala Branca, e foi estabelecido pela Federação Internacional de Cegos, em 1970.A efeméride tem o objectivo de reconhecer a independência das pessoas com deficiência visual e sua plena participação na sociedade. Simbolicamente a Bengala Branca representa a independência, a liberdade e a confiança.

Sobre a ACAPO
A Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada a 20 de Outubro de 1989, que resulta da unificação das três principais e mais antigas instituições portuguesas de deficientes visuais – Associação de Cegos Luís Braille, Liga dos Cegos João de Deus e Associação dos Cegos do Norte de Portugal. 21 anos volvidos após a sua constituição, a ACAPO é, reconhecidamente, a Instituição de referência na área da deficiência visual em Portugal.

Actualmente, a ACAPO possui 13 delegações, com técnicos especializados, capazes de responder às efectivas necessidades das pessoas cegas e com baixa visão, suas famílias e comunidades envolventes. Para a habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência visual dispõe de equipas técnicas multidisciplinares, integrando Técnicas de Serviço Social, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Técnicos de Reabilitação, Animadores Sociais, Técnicos de Braille e Técnicos especializados em novas tecnologias.

Fonte: ACAPO

2010-10-13

Comentários