Dia Internacional do Preservativo celebra-se hoje, véspera do Dia dos Namorados

Distribuição de preservativos no Plano Nacional tem diminuído desde 2009

13 de fevereiro de 2014 - 08h55

Esta quinta-feira, véspera do Dia dos Namorados, assinala-se o Dia Internacional do Preservativo. O Grupo Português de Activistas sobre Tratamentos de VIH/SIDA (GAT), em parceria com a AIDS Healthcare Foundation e com associações nacionais está a organizar um conjunto de iniciativas para assinalar o dia.

Esta quinta-feira, de manhã, a partir das 9h00, serão distribuídos preservativos desde o Marquês de Pombal até à Avenida da Liberdade, passando pela Praça do Martim Moniz.

Durante a tarde, estão planeadas atividades na zona do Chiado a partir das 14h30. A ação terminará pelas 17h00, em frente ao Teatro São Carlos, com a colaboração da cantora Rita Redshoes que mais uma vez se associa a este dia.

Problemas em Portugal

Em 2014, Portugal permanece sem um plano de ação e estratégia, no acesso, na promoção, cobertura dos meios de prevenção da transmissão sexual com base no conhecimento da epidemia e avaliação de necessidades O mecanismo de distribuição de material preventivo tem falhas, é fragmentado e não é pró-ativo, defendem os associativistas.

O acesso aos meios de prevenção, quer nos estabelecimentos de ensino, quer nos estabelecimentos prisionais, permanece uma situação por resolver. É preocupante observar que o número de preservativos distribuídos pelo Plano Nacional tem diminuído desde 2009, de cerca de 7 milhões para cerca de 2,5 milhões em 2012.

O trabalho conjunto, liderança e compromissos políticos são cruciais para o controlo da transmissão da infeção pelo VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis.

SAPO Saúde

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários