De acordo com o instituto, o distrito de Braga está sob aviso laranja até às 21h00 de quarta-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado.

O IPMA colocou também 12 distritos (Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro) e o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo até às 21h00 de quarta-feira devido ao calor. Temperaturas altas? Saiba quanto subiu ontem o termómetro...

O instituto prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade em alguns locais do litoral a norte do Cabo Raso até meio da manhã e para o final do dia.

Leia também: 10 alimentos que o protegem do sol

Saiba ainda: 15 alimentos que o mantêm hidratado

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante norte, tornando-se moderado de noroeste no litoral oeste a partir do final da manhã, sendo por vezes forte a sul do Cabo Carvoeiro, com rajadas até 60 quilómetros por hora, e rodando temporariamente para sudoeste na costa sul do Algarve, sendo moderado nas terras altas.

A previsão aponta ainda para possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal no litoral a norte do Cabo Raso e descida da temperatura máxima no litoral oeste, que será acentuada em alguns locais do norte e centro.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul da ilha, e vento fraco a moderado de nordeste, soprando por vezes forte nas terras altas, e pequena subida de temperatura. Nos Açores estão previstos períodos de céu muito nublado com boas abertas, possibilidade de aguaceiros fracos e vento nordeste fraco a bonançoso.

Clique em página seguinte para ver as temperaturas

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 21 e 32 graus Celsius, no Porto entre 17 e 28, em Braga entre 17 e 37, em Vila Real entre 19 e 36, em Viseu entre 20 e 35, em Bragança entre 17 e 35, na Guarda entre 20 e 33, em Coimbra entre 16 e 32, em Castelo Branco entre 23 e 39, em Portalegre entre 25 e 37, em Santarém entre 19 e 35, em Évora e Beja entre 20 e 40, em Faro entre 24 e 34, no Funchal entre 22 e 29, em Ponta Delgada e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 26 e na Horta entre 21 e 26.