Dia das Pessoas com Deficiência assinalado com prémios, conferência e protocolos

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinala-se esta quarta-feira, com as comemorações oficiais a cargo do Instituto Nacional de Reabilitação, entre assinatura de protocolos, entrega de prémios e conferências.
créditos: CHRISTOPHE SIMON / AFP

As iniciativas do Instituto Nacional de Reabilitação (INR) decorrem durante o dia de hoje, entre as 09:00 e as 17:00, no Centro de Reuniões da FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, com destaque para o anúncio dos vencedores da primeira edição do prémio Concelho Mais Acessível, que vai premiar os municípios com maior e melhor acessibilidade aos cidadãos com necessidades especiais.

Além deste prémio, o INR tem igualmente prevista uma sessão de entrega de outras distinções, entre as quais o Prémio Cartaz 3 de dezembro, para o melhor trabalho gráfico que represente a mensagem subjacente ao dia, o Prémio Engenheiro Jaime Filipe, de inovação tecnológica, o Prémio Maria Cândida da Cunha, para desenvolvimento de informação e formação sobre deficiências ou incapacidades, e o Prémio Praia + Acessível.

Em matéria de protocolos, o INR vai assinar um com o Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial (GRACE), portal de promoção da responsabilidade social corporativa que congrega mais de 100 empresas.

Serão igualmente assinados os protocolos no âmbito dos programas locais e nacional do Programa Significativo Azul, uma parceria entre o INR, a Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (Fenacerci), a PSP e a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS).

O dia fica completo com a conferência “Desenvolvimento sustentável: a promessa da tecnologia”, a cargo do Instituto Politécnico de Leiria, estando a sessão de encerramento prevista para as 17:00.

Hoje, a Associação de Cegos e Ambliopes de Portugal (ACAPO), a Associação Portuguesa de Deficientes (APD) e a Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) também realizam uma conferência de imprensa para assinalar o dia.

Comentários