Estão também com risco ‘muito elevado’ de exposição à radiação ultravioleta a ilha da Madeira e do Porto Santo e a ilha Terceira, nos Açores, adianta a informação disponível no ‘site’ do IPMA. Segundo o instituto, nas regiões com risco ‘Extremo’ a população deve evitar a exposição ao sol.

Nas regiões com níveis 'muito elevado', o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol. Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('Moderado'), 6 a 7 ('Alto'), 8 a 10 ('Muito Alto') e superior a 11 ('Extremo').

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje para o continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade nas regiões do interior durante a tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada. O vento soprará fraco, soprando temporariamente moderado de nordeste nas terras altas do Norte e Centro até ao início da manhã e de noroeste na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Carvoeiro durante a tarde.

Prevê-se ainda neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral das regiões norte e centro e uma subida da temperatura máxima, mais significativa no litoral. As temperaturas máximas previstas para hoje são de 42 graus Celsius em Beja e Évora, 37 em Faro e Lisboa e 28 no Porto.

Alerta da Direção-Geral da Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu um alerta, à população em geral e em particular às pessoas mais vulneráveis, para que adotem medidas de prevenção contra as temperaturas elevadas, esperadas para os próximos dias.

A DGS "recomenda a adoção de medidas gerais de prevenção destinadas à população em geral e medidas específicas para pessoas mais vulneráveis aos efeitos do calor", nomeadamente bebés e crianças pequenas, idosos, doentes crónicos, praticantes de desporto e pessoas isoladas e em carência económica e social. Assim, para "se proteger dos efeitos negativos do calor intenso" a DGS recomenda que as pessoas se mantenham hidratadas, protegidas do calor e com a casa fresca. Para quem tem problemas de saúde, a DGS aconselha a estar especialmente atento e protegido. É igualmente importante estar em contacto e atento aos outros, bem como manter-se informado".