Dezassete regiões com risco alto de exposição à radiação ultravioleta

Quinze regiões do continente, Ponta Delgada e Funchal apresentam esta quinta-feira risco "alto" de exposição à radiação ultravioleta, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
créditos: EPA/ZURAB KURTSIKIDZE

O IPMA informa na sua página da Internet que as regiões de Ponta Delgada (Açores), Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Lisboa, Évora, Setúbal, Beja, Sagres, Faro e Funchal (Madeira) apresentam hoje risco ‘Alto’ de exposição à radiação UV.

O instituto indica ainda que Angra do Heroísmo", nos Açores, bem como Viana do Castelo, Porto e Braga estão hoje com níveis "moderados” de exposição à radiação UV.

Para as regiões com nível "alto", o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é "baixo", 3 a 5 ("moderado"), 6 a 7 ("alto"), 8 a 10 ("muito alto") e superior a 11 ("extremo").

artigo do parceiro: Nuno de Noronha

Comentários