Detetar metástases pela axila e usar estímulos elétricos para recuperação motora vencem prémios

Fraunhofer Portugal Challenge 2014 elege as melhores ideias científicas, algumas delas são projetos inovadores na área da saúde.

Uma técnica para deteção e monitorização precoce de metástases na axila e um sistema de estímulo elétrico para recuperação funcional de deficiências motoras foram as duas ideias que valeram a Ricardo Eleutério e Paulo de Melo os primeiros lugares, respetivamente, nas categorias de Mestrado e Doutoramento da 5ª edição do Fraunhofer Portugal Challenge.

A final do concurso de ideias decorreu na quarta-feira, dia 29 de outubro, com atribuição de prémios aos seis finalistas (três em cada categoria).

Os seis finalistas tiveram a oportunidade de apresentar e defender publicamente as suas ideias perante um júri constituído por sete elementos que representaram várias áreas como a indústria, o poder local, a investigação e o ensino.

Outros prémios

Para além dos dois projetos vencedores, foram também apresentadas outras ideias como uma plataforma online desenvolvida para o tratamento de doentes afásicos (2º lugar na categoria de Mestrados); um sistema de navegação para cegos (3º lugar na categoria de Mestrados); um software que auxilia músicos na manipulação de sinais áudio em contextos criativos (2º lugar na categoria de Doutoramentos); e uma plataforma para desenvolver circuitos integrados com tecnologias a-GIZO TFT (3º lugar na categoria de Doutoramentos).

Comentários