"Ao adquirirmos produtos para um estudo que estamos a desenvolver sobre cremes para a celulite, deparámo-nos com o Depuralina Celulite - comercializado pelo laboratório TheraLab – Produtos Farmacêuticos e Nutracêuticos, Lda – à venda no mercado português", alerta esta quinta-feira a DECO no seu website.

O produto apresenta na sua composição isobutylparaben, um ingrediente proibido em produtos cosméticos na União Europeia desde 30 de julho de 2015 (de acordo com o Regulamento nº358/2014).

Segundo a DECO, o ingrediente em causa é suspeito de ser um desregulador endócrino. Devido à falta de informação, o Comité Científico da Segurança dos Consumidores considerou que o risco deste composto para a saúde humana não podia ser avaliado e, por isso, recomendou que este ingrediente fosse proibido em todos os produtos cosméticos.

"Informámos o Infarmed e solicitámos a retirada do Depuralina Celulite do mercado. Aguardamos informações do Infarmed sobre este pedido e, assim que as recebermos, divulgaremos", adianta ainda a DECO.

"Se já tem este produto em casa, não recomendamos a sua utilização. Antes de comprar um cosmético, leia atentamente o rótulo e verifique se existem componentes que lhe podem causar reações alérgicas", acrescenta a organização.

Veja ainda10 alimentos que provocam borbulhas na cara

Saiba mais: Os 17 sintomas de cancro mais ignorados pelos portugueses