Dermatologistas reúnem-se em Braga para discutir Sífilis, HPV e outras infeções sexuais

Especialistas reúnem, por exemplo, para discutir infeção por HPV e evolução para neoplasia
9 de maio de 2014 - 11h11



As Infeções Sexualmente Transmissíveis são um dos temas centrais da reunião da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) que decorre esta sexta-feira e sábado em Braga. Um curso específico sobre a infeção pelo HPV (Vírus do Papiloma Humano) e a conferência “Sífilis no Século XXI” são alguns dos temas chave do programa.



Vão ser apresentados dados epidemiológicos relativos à infeção pelo HPV, na forma de condilomas acuminados anogenitais. Esses dados baseiam-se nas consultas especializadas de IST, realizadas nos Serviços de Dermatovenereologia. Estes resultados avaliam tendências evolutivas e dão uma estimativa do que se passa no nosso país. Estes estudos permitem ainda avaliar, no futuro, a repercussão da vacinação para o HPV na incidência/prevalência dos condilomas acuminados.



Em relação à sífilis serão apresentados dados nacionais relativos à sífilis recente, de declaração obrigatória em Portugal. As tendências evolutivas e fatores de risco para esta infeção, ainda prevalente entre nós, serão abordados.



Vão ser apresentados alguns dados epidemiológicos relativos á infeção por HPV e à sífilis, das consultas de IST (rede sentinela das consultas de IST em Portugal). Além de dados epidemiológicos vão ainda ser discutidos outros estudos como por exemplo o impacto da infecção HPV no canal anal e sua evolução para neoplasia.



O programa engloba ainda temas importantes como Penfigoide bolhoso, Lupus eritematoso e esclerodermia. “O Papel do Sol e da Vitamina D na regulação das doenças imunológicas” e “O potencial terapêutico das células estaminais na regeneração da pele”, serão também debatidas por palestrantes experientes dentro destas especialidades médicas. “A Dermatologia na Medicina Privada - mudanças e tendências” será alvo de uma conferência colocando em discussão entre os especialistas este importante tema.



A reunião promovida esta sexta-feira (09.05) e sábado (10.05) pela SPDV é um importante evento de atualização na especialidade de Dermato-venereologia e o ponto de encontro de especialistas a nível nacional.



Por SAPO Saúde
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários