Deputados socialistas alertam para resíduos perigosos em Gondomar

Remoção dos resíduos permanece sem solução há anos, frisam Renato Sampaio e Isabel Santos do PS
29 de janeiro de 2014 - 16h37



O PS exigiu hoje ao ministro do Ambiente uma rápida solução para a remoção de resíduos perigosos depositados em São Pedro da Cova, concelho de Gondomar, alegando que a situação levanta sérios problemas de saúde pública na região.



Esta posição consta de um requerimento assinado pelos deputados socialistas Renato Sampaio e Isabel Santos, ambos do círculo eleitoral do Porto, e foi dirigido ao ministro Jorge Moreira da Silva.



Isabel Santos e Renato Sampaio salientam que o passivo ambiental nas áreas mineiras degradadas "exige uma atenção especial dos decisores políticos, uma vez que coloca sérios problemas ambientais e, sobretudo, de saúde pública".



"Os problemas ambientais não são se confinam aos impactos paisagísticos, traduzem-se em efeitos negativos sobre os ecossistemas e, mais grave ainda, na contaminação dos solos e das águas, quer sejam superficiais ou subterrâneas. Nas escombreiras de São Pedro da Cova, a situação é mais gravosa devido à deposição de resíduos sólidos perigosos", sustentam os dois deputados socialistas.



De acordo com Renato Sampaio e Isabel Santos, a remoção dos resíduos naquela área de Gondomar "há anos que permanece sem solução" e "deverá constituir uma prioridade do Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, a quem compete diligenciar no sentido de agilizar a rápida resolução do problema em nome da prevenção de riscos ambientais e de riscos para a saúde humana".



"Neste sentido, atendendo aos elevados níveis de perigosidade dos resíduos depositados nas antigas minas de São Pedro da Cova e em face das conclusões do estudo técnico e científico elaborado de forma totalmente isenta e independente pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (em estreita cooperação com laboratórios internacionais de referência)", Isabel Santos e Renato Sampaio exigem "uma solução definitiva e duradoura dente problema".



"O que pretende o Governo fazer após a remoção dos resíduos para minimizar os impactos ambientais criados e qual a solução prevista face às contaminações provocadas pelos anos de depósito destes resíduos perigosos ?", perguntam ao ministro do Ambiente os dois deputados socialistas.



SAPO Saúde com Lusa
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários