Depressão pode piorar dores causadas por osteoartrite

Estudo realizado por investigadores coreanos

Quando a osteoartrite atinge o joelho causa a destruição da cartilagem, fazendo com os ossos entrem em contacto. Os sintomas dessa doença que normalmente afecta pessoas acima dos 50 anos são rigidez da articulação, dores e inchaço. Alguns dos pacientes que sofrem de osteoartrite sentem dores que não estão de acordo com o desgaste demonstrado nos seus exames de raio x, e a explicação para isso pode estar na depressão.

Investigadores da Universidade Nacional de Seul (na Coreia do Sul) estudaram 660 pessoas com 65 anos ou mais que sofriam de osteoartrite. Eles passaram por exames de raio x e responderam a questionários que determinaram se estavam deprimidos.

Os resultados mostraram que pessoas deprimidas que tinham joelhos moderadamente danificados sentiam mais dores, levando a equipa a perceber uma ligação entre as duas doenças.

«Ao avaliarmos os resultados deste estudo, a contribuição da depressão para os sintomas da osteoartrite do joelho foi quase tão importante quanto o dano indicado no raio x», afirma Tae Kyun Kim, um dos investigadores do estudo.

A relação entre depressão e a dor da osteoartrite pode ser a explicação de casos de pacientes que sentem dores mesmo depois de fazerem cirurgia para substituição do joelho apesar de se adaptarem bem à prótese.

Os cientistas sugerem que a depressão deve ser um factor considerado durante o tratamento de pacientes que sofrem de osteoartrite, mesmo que ainda não esteja claro como o relacionamento entre a doença, a depressão e a dor se estabelece.

21 de março de 2011

Fonte: Diário Digital/SAPO

Comentários