7 de novembro de 2013 - 11h48
A depressão é a segunda causa mais comum de invalidez em todo o mundo, depois das dores nas costas, segundo um estudo agora publicado.
A investigação, publicada na revista científica PLOS Medicine, comparou a depressão clínica com outras 200 doenças e lesões apontadas como causas de invalidez.
Segundo os autores da investigação, a doença deve ser tratada como uma prioridade de saúde pública global. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, apenas uma pequena proporção dos pacientes com depressão tem acesso a tratamento em todo o mundo.
Apesar de ser globalmente classificada como a segunda principal causa de invalidez, a depressão tem um impacto variado dependendo do país e da região.
A incidência de depressão é maior em países como Afeganistão, Rússia e Turquia e menor em locais como Austrália, China, México, Japão e Grã-Bretanha.
Os países da América do Sul são classificados como nações de incidência média de depressão, assim como países como os Estados Unidos, Índia, a maior parte da Europa e África.
"A depressão é um grande problema e é preciso prestar mais atenção à doença", diz, Alize Ferrari, da Escola de Saúde Populacional da Universidade de Queensland, na Austrália e coordenadora do estudo.
"Ainda há mais trabalho a fazer em termos de conscientização e tratamento da doença", acrescentou, cita a BBC.
SAPO Saúde