Em conferência de imprensa, a diretora médica de Toronto, Eileen de Villa, declarou que a sala provisória permanecerá aberta até ao término da construção de três salas de consumo assistido permanentes, o que está previsto que aconteça nas próximas semanas.

No domingo, o Ministério de Saúde do Canadá autorizou a operação da sala temporária, situada no centro de Toronto. Essa dependência, supervisionada por pessoal médico e que tem capacidade para atender três pessoas ao mesmo tempo, operará de segunda-feira a sábado.

No início do mês, organizações que proporcionam ajuda a toxicodependentes abriram uma sala não autorizada na cidade devido ao aumento exponencial dos casos de overdose por opioides.

A sala não autorizada é utilizada todos os dias por cerca de 25 pessoas, tendo sido salvas, em menos de 30 dias, cinco pessoas que sofreram de overdose, adiantam agências internacionais que citam fontes locais.

Surto de overdoses

Os últimos dados oficiais mostram que na primeira metade de 2016, 87 cidadãos morreram em Toronto por overdose de opioides. Em 2015, esse número atingiu os 135.

Em julho, num período de três dias, foram registadas 20 overdoses no centro de Toronto. A polícia disse que a causa era a distribuição de heroína misturada com fentanil, um poderoso opioide que está provocar centenas de mortes na América do Norte. No Canadá, Vancouver é a cidade com mais casos.

Veja ainda: Era estudante de medicina, mas desistiu do curso para abrir um restaurante de canábis

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.