Deficiência: Dia Internacional assinalado com várias iniciativas pelo país

15% da população mundial que vivem com algum tipo de deficiência
3 de dezembro de 2013 - 08h22
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência assinala-se hoje, uma data que serve para alertar para a necessidade de construir uma sociedade inclusiva para os cerca de 15% da população mundial, que vive com alguma deficiência.
Em 2013, o tema é “Quebrem barreiras, abram portas: Por uma sociedade inclusiva para todos”, e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) assinala a data com uma festa para crianças e jovens, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, mas também com um congresso sobre a surdocegueira, no Centro Cultural de Belém.
As iniciativas do INR são realizadas em conjunto com a Casa Pia de Lisboa e, no dia 4 de dezembro, serão nomeados oficialmente os embaixadores para a deficiência para o ano de 2014.
Os nomes são já conhecidos. No desporto paraolímpico trata-se de Simone Fragoso, de José Arruda, na gestão das Organizações Não Governamentais (ONG), Carlos Pereira para a área das acessibilidades e de Mário Augusto para a comunicação social.
Durante o dia de hoje decorre também uma conferência por “Uma Vida Independente”, da responsabilidade dos (d)Eficientes Indignados, que começa de manhã e conta com a participação de vários participantes estrangeiros.
Ainda em Lisboa, tem lugar a entrega dos prémios BPI Capacitar 2013, uma iniciativa integrada na política de responsabilidade social da instituição bancária.
Nesta quarta edição da iniciativa, o BPI vai entregar 500 mil euros a diversas instituições sem fins lucrativos que se dedicam a projetos que promovem a melhoria da qualidade de vida e a integração social de pessoas com deficiência.
Mais à noite, pelas 19:00, a Associação Portuguesa de Deficientes promove uma vigília contra as medidas de austeridade.
Em Cascais, comemoram-se os 25 anos da Comissão para a Pessoa com Deficiência do concelho, com a inauguração de uma exposição de arte.
Mais a norte, no Porto, a Provedoria Municipal do Cidadão, em parceria com a Direção Municipal do Urbanismo, da Câmara Municipal do Porto, leva a cabo um seminário sobre “Espaço Público para Todos”.
Durante o seminário, será apresentado o novo portal de sistemas de itinerários acessíveis (SAI), enquadrado no Plano de Promoção de Acessibilidade para a Cidade do Porto.
Lugar ainda para o encerramento da 15.ª edição do “Juntos pela Arte”, que inclui uma peça de teatro da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) da Trofa, a hora do conto, a peça de teatro OCEANOS, da APPACDM de Matosinhos, e atuações musicais.
Lusa
artigo do parceiro: Nuno de Noronha

Comentários