As granolas estão na moda e já não são feitas só a pensar nos adultos. "É fácil encontrar embalagens com imagens de cachorros ou leões que vendem a ideia de refeições saudáveis ou equilibradas por conterem cereais integrais. Mas a palavra integral pode induzir em erro", alerta a DECO.

"Analisámos o Chocapic Granola, Lion Granola, Clusters Granola Crunchy Muesli (versões caramelo e chocolate e chocolate de leite), dirigidas sobretudo aos mais novos. Todas as marcas apresentam mais de 400 kcal por 100 gramas, sendo extremamente calóricas. É como se as crianças estivessem a comer bolachas ou doces ao pequeno-almoço", explica a associação.

"Pepitas de chocolate, pasta de caramelo, coco ou mel são alguns dos ingredientes incluídos, que aumentam os teores de gordura e açúcar e, consequentemente, o valor calórico", frisa a DECO.

Veja aindaEstes 15 alimentos parecem saudáveis mas não são

Mude de assuntoA halitose será hereditária? 10 mitos e verdades sobre o mau hálito

"Se gosta deste tipo de cereais, é preferível fazer em casa. Pode cortar os excessos de ingredientes para adoçar e incluir produtos naturais, como castanhas, amêndoas e fruta", recomenda ainda a organização.

A granola é composta por cereais torrados. Costuma ser consumida com leite, fruta fresca, iogurte, gelados, açaí ou em forma de barras de cereais. O ingrediente-base é a aveia, mas também pode conter arroz, trigo, milho e centeio. A estes cereais é misturado mel ou açúcar mascavado, frutos secos e sementes oleaginosas.

Geralmente rica em fibras, cálcio e ferro, a granola ajuda ao bom funcionamento do trânsito intestinal. No entanto, é rica em açúcares e calorias.

Para a DECO, a informação das embalagens é confusa. "Na tabela nutricional de todos os produtos é apresentada uma dose de referência que varia entre 30 e 45 gramas. Mas há embalagens que vão mais longe: recomendam doses ideais para crianças e adultos. Da análise que fizemos, as recomendações sob a forma de colheres para as crianças têm um peso próximo da dose de referência para adultos", salienta o organismo.

"Por exemplo, quatro a cinco colheres de sopa recomendadas para crianças pela Lion e Chocapic equivalem a 34 e 41 gramas, respetivamente. São quase os 45 gramas de referência para adultos, o que pode levar a um consumo excessivo pelos mais novos", conclui.