Das cinco melhores cidades do mundo para viver apenas uma fica na Europa. Segundo o novo ranking da revista The Economist, Melbourne, na Austrália, é, pela quinta vez consecutiva, a metrópole mundial que garante melhores condições de habitabilidade, logo seguida de Viena, capital da Áustria (na imagem). O restante top 5 do Global Liveability Ranking 2015 é ocupado por Vancouver, Toronto e Calgary no Canadá, localidade que surge empatada com Adelaide na Austrália.

No top 10 da tabela, onde não figuram grandes cidades europeias como Londres, Paris e Berlim, surgem, em 10º lugar, empatadas, Helsínquia na Finlândia e Zurique na Suíça. Elaborada anualmente, esta lista considera 30 fatores, incluindo a prestação de cuidados de saúde, a segurança, as infraestruturas educacionais e as preocupações ambientais. Segundo a análise, em 57 dos 140 aglomerados urbanos estudados as condições de habitabilidade deterioraram-se nos últimos cinco anos.

Não foi o caso de Lisboa que, de acordo com a infografia apresentada no site da revista, se mantém inalterada, à semelhança de Nova Iorque e Washington nos Estados Unidos da América, a ilha cidade-estado de Singapura e Rio de Janeiro no Brasil. Apesar de figurar em segundo lugar, a capital da Áustria, Viena, também viu as suas condições de habitabilidade decrescer nos últimos cinco anos, mas não tanto como Damasco na Síria, Tripoli na Líbia, Kiev na Ucrânia, Cairo no Egito e Tunis na Tunísia, que lideram as descidas.

Top 10 das melhores cidades mundiais para viver

1. Melbourne (Austrália)

2. Viena (Áustria)

3. Vancouver (Canadá)

4. Toronto (Canadá)

5. Calgary (Canadá)

5. Adelaide (Austrália)

7. Sidney (Austrália)

8. Perth (Austrália)

9. Auckland (Nova Zelândia)

10. Helsínquia (Finlândia)

10. Zurique (Suíça)

Texto: Luis Batista Gonçalves