“Cuidar para não amputar”

Médicos alertam diabéticos para cuidados com os pés

“Cuidar para não amputar” é tema da sessão educativa dinamizada pela equipa de enfermagem da Consulta da Diabetes do Hospital de Santo André (HSA), com o objectivo de fornecer aos doentes, cuidadores e familiares dicas e conselhos sobre a melhor forma de cuidarem dos seus pés para evitar complicações que podem resultar em amputação. Esta acção decorrerá no próximo sábado, dia 11 de Junho, a partir das 10h30, na Consulta Externa do HSA.

Irene Reis, enfermeira da Consulta da Diabetes do HSA, salienta que estes cuidados podem «fazer a diferença entre um pé saudável e uma amputação, que certamente será traumática na vida do doente».

«Vamos abordar questões relevantes como a hidratação dos pés, a prevenção do aparecimento de unhas encravadas e calosidades, a manutenção dos cuidados de higiene ou mesmo a utilização incorrecta do calçado, um dos factores que mais contribui para o aparecimento de feridas», explica a enfermeira, dinamizadora da iniciativa.

O elevado risco de ocorrência de lesões nos doentes com diabetes resulta da neuropatia Diabética (lesão de nervos que causam a perda de sensibilidade nas extremidades dos braços e das pernas) que, associada à má circulação sanguínea, responsável pela difícil cicatrização das feridas, podem causar graves problemas infecciosos. Em situações extremas estes terminam, muitas vezes, com a amputação do membro afectado.

A sessão de sensibilização “Cuidar para não amputar” está aberta a doentes diabéticos, familiares e cuidadores que queiram esclarecer as suas dúvidas, e aprender um pouco mais sobre a melhor forma de cuidar dos pés. Esta sessão complementa a Consulta do Pé Diabético do HSA, que funciona às terças-feiras de manhã e às quartas-feiras de tarde.

09 de junho de 2011

Fonte: MidlandCom - Consultores de Comunicação

Comentários