Uma nota sobre o lançamento da primeira pedra da empreitada em Santiago de Bougado indica que o investimento total é de 2.395.563,04 euros, sendo a comparticipação do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 1.979.263,01 euros.

Já no texto sobre a unidade de Baguim do Monte lê-se que o investimento é de 886.765,61 euros e a comparticipação FEDER de 753.750,77 euros.

Ambos os projetos, localizados em concelhos do distrito do Porto, foram inscritos no PIDDAC - Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central em 2010 e constam do financiamento da ARS-Norte desde 2012, seguindo agora após candidatura ao abrigo dos fundos europeus Norte 2020.

Sobre as unidades que vão nascer quer na Trofa, quer em Gondomar, a ARS-Norte admite que os futuros equipamentos vão substituir atuais instalações que "além de exíguas, manifestavam algum estado de degradação e algumas deficiências ao nível do circuito do utente, da gestão do risco clínico e da acessibilidade para pessoas de mobilidade condicionada".

A área bruta prevista para o edifício de Santiago de Bougado é de cerca de 2.731,40 metros quadrados, constituído por 15 gabinetes médicos, cinco gabinetes de enfermagem, cinco salas de tratamento, bem como gabinetes destinados à saúde infantil e saúde materna e áreas de apoio como salas de espera, reuniões, formação, cafetaria e áreas técnicas. O prédio terá dois pisos e uma cave.

Quanto à unidade de Baguim do Monte, cuja área bruta prevista é de cerca de 700 metros quadrados, esta terá nove gabinetes médicos, seis gabinetes ou salas de enfermagem, e igualmente espaços dedicados à saúde infantil e saúde materna e zonas de apoio.

As notas-convite da ARS-Norte indicam que segunda-feira o lançamento destas obras contará com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, bem como dos autarcas dos respetivos concelhos.

A ARS-Norte, por fim, que "em termos de investimento público para o ano em curso, no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários" foram iniciadas as empreitadas das novas instalações de Vilar do Andorinho, Vila Nova de Gaia, e serão iniciadas as de Martim, em Barcelos, e Campo, concelho de Valongo, somando-se obras de requalificação e ampliação na Batalha, Porto.

O investimento total ronda os 8.350.000,00 euros.