Cuidados continuados: Lisboa recebe segundo congresso nacional em novembro

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) promove, nos dias 25 e 26 de Novembro, o segundo Congresso Nacional de Cuidados Continuados, que terá lugar na Faculdade de Medicina Dentária, em Lisboa. A iniciativa conta com o apoio institucional da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

“Portugal como os outros países da União Europeia tem um peso crescente de idosos e isso exige que existam cada vez mais (e melhores) instituições que os cuidem, reabilitem e tratem. Nos idosos, a saúde e autonomia tem muita importância no bem-estar e qualidade de vida.

Por outro lado, as crescentes necessidades do setor da Saúde decorrem não só do envelhecimento da população mas também dos novos tratamentos e da nova capacidade tecnológica implicando competências técnicas acrescidas e procura sustentada de eficiência”, refere o médico Manuel Caldas de Almeida, presidente do Congresso.

Fragilidade geriátrica e demência; Unidades de longa duração: motivação e validação profissional; Necessidades paliativas; controlo de Dor e novidades em integridade cutânea são alguns dos temas em destaque nos dois dias do evento que espera reunir mais de cem profissionais de saúde.

No dia 26 de Novembro, pelas 14h20m será apresentado um estudo nacional da RNCCI com a colaboração da Faculdade Ciências Medicas de Lisboa e apoio do ACSS sobre a evolução dos cuidados continuados em Portugal e necessidades em formação nesta área.

Será também apresentado o programa Nacional de Qualidade em unidades de Cuidados continuados parceria da UMP e JCI.
A Conferência de Encerramento intitula-se «Envelhecer: os benefícios para a sociedade atual» e conta com a participação de Manuel Lemos, presidente da UMP e dos professores Daniel Serrão e Pedro Pita Barros.

A União das Misericórdias Portuguesas tem como principal missão desenvolver a sua atividade no apoio às Misericórdias, centrando as suas prioridades nas áreas do Envelhecimento, e nas áreas sociais e de Saúde.

Os Cuidados Continuados estão centrados na recuperação global da pessoa, promovendo a sua autonomia e melhorando a sua funcionalidade, no âmbito da situação de dependência em que se encontra.

O2º Congresso Nacional de Cuidados Continuados conta com o patrocínio exclusivo da Grünenthal.

09 de setembro de 2011

Fonte: Lusa


Comentários