Cuidados com o sol na praia da Falésia

Associação Portuguesa do Cancro Cutâneo organiza campanha de sensibilização no Algarve

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) realiza hoje, na praia da Falésia, no Algarve, um evento de sensibilização sobre cuidados a ter com o sol. Joaquim Andrade, ex-ciclista e atual presidente da Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais, será uma das principais presenças desta iniciativa.

O verão tanto pode ser sinónimo de recarregar baterias para o ano vindouro, como de fusão entre o turismo e lazer, que culmina em programas desportivos ao ar livre. Estas são, sem dúvida, a forma mais saudável de desfrutar do sol. A APCC apoia todos estes momentos de prazer com o fator extra da prevenção.

Assim, entre as 9 e as 20 horas estarão presentes, naquele que é um dos areais mais frequentados no Sul do país, alguns dirigentes da APCC. São os casos do Dr. Osvaldo Correia e o Dr. António Picoto, secretário-geral e presidente da APCC, assim como a presença de vários médicos dermatologistas, que acompanharão os questionários realizados à população e as ações de informação e formação.

Os resultados dos questionários sobre os comportamentos face ao sol dará à APCC a oportunidade de analisar a evolução nesta matéria e motivar outros eventos de sensibilização. Será também realizada uma distribuição de materiais pedagógicos, incluindo chapéus, t-shirts e folhetos com a mascote Zé Pintas.

Presença do CITEVE e de atletas
O evento conta ainda, pela primeira vez, com a presença de responsáveis do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal CITEVE. Em parceria com a APCC, o centro apresentará o tipo de tecido e roupa com proteção contra os UV (ultravioleta), devidamente certificada e que pretende orientar as pessoas para se protegerem adequadamente do sol, no trabalho ou no lazer, com chapéu e roupa com tecido e design adequado.

A APCC vai ainda ter a colaborar a atleta olímpica Rosa Mota que irá também sensibilizar a população relativamente aos cuidados a ter com o sol, deslocando-se até ao areal para abordar os banhistas.

16 de julho de 2011

@SAPO

Comentários