A campanha de Natal da Unicer vai tornar realidade os sonhos de mais de uma dezena de crianças e jovens do IPO de Lisboa e do Porto, uma iniciativa em parceria com a Terra dos Sonhos. Para concretizar os desejos dos mais pequenos, os colaboradores da Unicer vão participar activamente, em regime de voluntariado, na angariação de verbas – através de iniciativas criadas a título individual ou em equipa -, para além do donativo institucional da empresa que reverterá para a mesma causa.

À margem desta campanha e na qualidade de Realizadores de Sonhos, a Unicer e os seus colaboradores estão a desenvolver um conjunto de acções, como levar um grupo de crianças do IPO ao Circo de Natal e criar momentos de convívio com os jogadores do Futebol Clube do Porto e do Sporting Clube de Portugal.

A Unicer irá ainda promover internamente as iniciativas Talentos Solidários e Seja Voluntário na Pediatria do IPO, que têm como objectivo, respectivamente, organizar uma festa de Natal para os meninos do IPO do Porto e de Lisboa e incentivar o voluntariado ao longo do ano nos IPO. Já tradição nesta época festiva é a produção de edições limitadas de cerveja que são integradas na campanha de Natal da Unicer e disponibilizadas, por um valor simbólico, apenas aos seus colaboradores, no activo e na reforma.

Este ano, haverá uma garrafa de 0,75 cl e um six-pack de 0,33 cl cujo valor angariado reverterá, na totalidade e respectivamente, para a causa da Terra dos Sonhos e para uma instituição a eleger num concurso interno para o qual as candidaturas são submetidas pelos próprios colaboradores. A Unicer é uma empresa com forte consciência social e o projecto de Natal marca o seu compromisso em estar próxima e permanentemente junto à comunidade, atendendo às necessidades do meio no qual se insere.

Ao longo do ano, é prática na política de gestão da empresa o apoio a diferentes instituições de solidariedade social - crianças, adultos ou seniores - tendo em vista contribuir para a criação de condições que promovam o bem-estar, a auto-estima e a satisfação de necessidades físicas e psicológicas dos indivíduos, promovendo o seu desenvolvimento, a formação e a integração na sociedade. A Terra dos Sonhos é uma organização portuguesa sem fins lucrativos, fundada no dia 1 de Junho de 2007, Dia Mundial da Criança, por um conjunto de 33 sócios fundadores, cuja actividade principal é a realização dos sonhos de crianças e jovens diagnosticados com doenças crónicas e/ou em fase avançada de doença, carenciados e de idosos.

Declaração de Joana Queiroz Ribeiro, directora de Pessoas e Comunicação da Unicer “A campanha de Natal na Unicer é sempre muito especial. As pessoas da Unicer vivem intensamente esta quadra e envolvem-se muito no projecto. Este ano, apoiamos a Terra dos Sonhos, um projecto que abraçamos com carinho e dedicação; estamos empenhados e queremos distribuir muitos, muitos sorrisos às crianças e jovens que se encontram nos IPO. Quero também deixar uma palavra de apreço para o grupo de voluntários da empresa que integra as equipas da Ronda da Caridade/Legião da Boa Vontade, que irá distribuir roupa e alimentos aos sem-abrigo do Porto. O nosso projecto de Natal é um testemunho do sentido de responsabilidade social da Unicer e que faz parte da nossa forma de estar enquanto instituição.”

Declaração de Frederico Vital, presidente da Terra dos Sonhos “Graças ao sentido e políticas de responsabilidade social das empresas, a Terra dos Sonhos tem vindo a conseguir chegar cada vez mais longe no cumprimento da sua missão. Em alturas difíceis de contenção como a que actualmente vivemos, é importante darmos sinais claros de que os valores de solidariedade existem, estão firmes e não são secundarizados. Esta iniciativa da Unicer, ampla na sua configuração e impactante no seu resultado, é um excelente exemplo dessa responsabilidade, traduzida em acções concretas, com envolvimento de colaboradores e retorno imediato. A Terra dos Sonhos está orgulhosa e feliz em poder contar com este apoio e, em nome das crianças e jovens com os quais trabalha, agradece antecipadamente os sorrisos que vão ser criados.”

Lisboa, 24 de Novembro de 2010

Fonte: Ideias Concertadas