Criado gel microbicida que previne transmissão sexual do VIH até 24 horas

Gel tem de ser aplicado oito horas antes do ato sexual
9 de julho de 2014 - 12h13
Um novo gel microbicida apresentado hoje em Madrid permite prevenir com eficácia a transmissão do vírus do VIH/Sida durante relações sexuais, se for aplicado oito horas antes do ato sexual.
Ángeles Muñoz, a chefe de secção do laboratório de Imunobiologia Molecular do hospital Gregorio Marañón, em Madrid, apresentou hoje este gel em conjunto com o professor titular do departamento de Química Inorgânica da Universidade de Alcalá, Javier de la Mata, informou a agência Efe.
O gel tem uma eficácia de proteção do VIH entre 18 e 24 horas, durante as quais se podem manter relações sexuais sem contágio, e o ideal seria aplicá-lo 8 horas antes da relação sexual. 
O composto baseia-se no dendrímero 2sg-s16, um tipo de partícula microscópica que bloqueia a infeção de células epiteliais e do sistema imunitário por parte do VIH, mas não é espermicida, pelo que os investigadores já advertiram para a possibilidade de não eliminar o risco de gravidez.
Muñoz explicou que o gel microbicida demonstrou uma eficácia "in vivo" de cerca de 85%, mas a eficácia "in vitro" foi cerca de 100%, em combinação com medicamentos antirretrovirais.
Por SAPO Saúde com Lusa
artigo do parceiro: Nuno de Noronha

Comentários