Cooperativa de ensino de medicina dentária realizou 1.600 consultas gratuitas

A clínica de saúde oral da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) realizou 1.600 consultas gratuitas ou a "custo simbólico", em 2014, beneficiando utentes de 12 instituições de solidariedade no norte do país.
créditos: JOÃO RELVAS/LUSA

Fonte do projeto explicou que as consultas decorreram no contexto de formação de alunos do terceiro e quarto anos do curso de Medicina Dentária, sob a orientação de professores e dentistas experientes.

Foram aqueles profissionais que realizaram as consultas e definiram planos de tratamentos e atos clínicos.

As consultas realizaram-se na Clínica Nova Saúde, no campus universitário de Gandra, no concelho de Paredes.

"Incrementar o acesso a cuidados de saúde oral, assim como o desenvolvimento de medidas que melhorem a saúde oral da população são áreas em que a CESPU tem apostado", lê-se num comunicada daquela instituição de ensino superior privada.

Para Almeida Dias, presidente da cooperativa de ensino, "a CESPU sempre assumiu um importante papel na democratização do acesso aos cuidados de saúde oral e no desenvolvimento de conhecimentos dos profissionais de saúde".

O dirigente sublinhou ainda a importância de “educar os pacientes sobre a relação entre a saúde oral e a saúde no geral".

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários