Consultas externas já estão a funcionar no novo pavilhão do hospital da Guarda

Novo pavilhão vai acolher serviços que atualmente estão dispersos por dois antigos blocos
20 de janeiro de 2014 - 12h25
As consultas externas do Hospital Sousa Martins, na Guarda, começaram hoje a funcionar a 90% no novo pavilhão, anunciou a Unidade Local de Saúde (ULS), que gere aquele equipamento hospitalar.
Segundo João Correia, diretor da consulta externa da ULS/Guarda, as consultas externas que hoje foram transferidas para o novo edifício "correspondem a 90% das consultas" que seriam para passar para o novo bloco.
"Não está ainda aqui a Oftalmologia, a área de exames de Cardiologia e de consulta de Cardiologia, e a Obstetrícia. Quer a Oftalmologia, quer Obstetrícia, serão as próximas a passar para esta unidade", disse o responsável à agência Lusa.
A primeira semana de funcionamento é de "testes", de "correções" e de "avaliação" dos serviços, disse João Correia.
"É uma semana de adaptação, quer dos profissionais, quer dos clientes que vêm a esta unidade", assegurou.
O responsável adiantou que no novo bloco hospitalar as consultas externas "serão mais funcionais", uma vez que os utentes serão dispersos por vários locais, "evitando a grande concentração, que era o que acontecia na consulta anterior".
"Por outro lado, temos mais gabinetes disponíveis, o que quer dizer que podemos atender mais gente e temos mais disponibilidade para os médicos abrirem mais consultas se assim for caso", observou.
João Correia disse ainda que os serviços estavam a ter "constrangimentos de marcação de consultas por falta de espaço", situação que será ultrapassada com a nova realidade.
Para facilitar a orientação dos utentes, foram colocadas fitas com cores que correspondem às áreas funcionais e às respetivas consultas.

Comentários