Em comunicado, a ARSC refere que os centros de saúde de Condeixa-a-Nova, Montemor-o-Velho e S. Martinho do Bispo (Coimbra) iniciaram esta semana as consultas, que na próxima semana serão estendidas a Soure.

"A comodidade que representa para o doente, evitando deslocações aos hospitais e custos inerentes, traduz uma das muitas vantagens deste sistema de consulta, que possibilita, igualmente, o diagnóstico e tratamento precoce dos doentes", salienta a nota.

As consultas de cardiologia por telemedicina são ministradas pelo Serviço de Cardiologia B do CHUC. "A nível da prática clínica, as vantagens da consulta de telemedicina são reconhecidas a nível do apoio direto dado pelo médico especialista ao colega de Medicina Geral e Familiar, melhorando a comunicação entre os centros de saúde e os hospitais centrais", refere a ARSC.

A primeira consulta de cardiologia por telemedicina realizada entre a Cardiologia B do CHUC, dirigida pelo especialista Lino Gonçalves, e um centro de saúde da área de influência da ARSC, teve lugar em 2015, em Cantanhede.

Foi também a primeira vez que, em Portugal, foi utilizada para o efeito a plataforma PDS live, do Ministério da Saúde, para se fazer uma consulta de Telemedicina na área cardiovascular.