Como gerir a inovação em enfermagem?

Dia 21 de Outubro, a Ordem dos Enfermeiros e o Clube dos Empresários de Coimbra promovem workshop sobre empreendedorismo

Que projectos inovadores e casos de sucesso de empreendedorismo em Saúde podem ser seguidos? Existem instrumentos de apoio ao empreendedorismo e à inovação em Saúde?

Na próxima quinta-feira (21 de Outubro), a Ordem dos Enfermeiros reflecte, com o apoio do Clube de Empresários de Coimbra, sobre a inovação e o empreendedorismo aplicados à saúde e à enfermagem.

O workshop "Empreendedorismo em enfermagem: gestão da inovação" reúne especialistas de diversos horizontes, entre os quais o economista Pedro Vaz Serra. O presidente do Clube de Empresários de Coimbra (CEC) tem a cargo a conferência de abertura do encontro, subordinada ao tema "Empreendedorismo: necessidade ou vocação?".

“Os profissionais de enfermagem são obrigados a olhar para a sua profissão de um outro modo. Nunca como agora foi tão importante perspectivar um projecto pessoal, com espírito empreendedor e com uma visão criativa e inovadora da prestação de serviços”, refere o responsável.

Segundo Manuela Coimbra, Presidente do Conselho de Enfermagem Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros (OE), o exercício liberal da profissão é hoje uma opção a explorar.

“As dificuldades de emprego que os enfermeiros atravessam hoje, conjugadas com o aparecimento de novas necessidades em saúde, decorrentes do envelhecimento populacional e da evolução dos conceitos de bem-estar, configuram um contexto indutor de novas respostas em saúde e bem-estar, que podem constituir a transformação de constrangimentos em oportunidades para os jovens enfermeiros”, defende.

Transmitir saberes e experiências
O Clube de Empresários quer assumir, neste âmbito, um papel de "transmissão de saberes e experiências" que, acredita Pedro Vaz Serra, pode ser “bastante útil” para os profissionais desta área. Para o presidente do CEC, “a Ordem dos Enfermeiros representa toda uma classe profissional que, hoje e no futuro, assumirá um papel incontornável na nossa Saúde e Bem-Estar. É, sem dúvida, uma área onde a atitude empreendedora tem um papel relevante a desempenhar ao nível dos serviços domiciliários e do apoio aos mais idosos, por exemplo”.

O objectivo do workshop é proporcionar informação sobre a temática, dando a conhecer áreas e oportunidades de emprego. Manuela Coimbra pretende assim “estimular os jovens enfermeiros a serem criativos e inovadores, capazes de desenvolver novas habilidades perante os desafios que hoje se lhes colocam na procura do 1º emprego, e dotá-los das ferramentas necessárias para se tornarem empreendedores”.

"Instrumentos de apoio ao empreendedorismo e à inovação em Saúde" (Susana Seabra - Sociedade Portuguesa de Inovação), "Centro de Diagnóstico Integrado de Coimbra - empreendedorismo em Saúde" (José Alexandre Cunha IdealMed), "Monitorização de Sinais Vitais no domicílio - Saúde e Bem-Estar", (Rita Cunha - ISA IntelliCare), "Investigação em Saúde - um projecto com potencial" (Catarina Pereira - FCTUC) e "Prevenção em Saúde - um projecto inovador" (Paulo Barbeiro - BlueWorks) são os temas abordados durante a iniciativa promovida pela Ordem dos Enfermeiros e pelo Clube dos Empresários de Coimbra.

O workshop "Empreendedorismo em enfermagem: gestão da inovação" tem início marcado para as 9h30, com uma intervenção do Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, Manuel de Oliveira, e da Presidente do Conselho de Enfermagem Regional do Centro, Manuela Coimbra.

Mais informações: aqui

Programa
* 9h30 - Abertura
o Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, Manuel de Oliveira
o Presidente do Conselho de Enfermagem Regional do Centro, Manuela Coimbra
* 10h00 - "Empreendedorismo: necessidade ou vocação?", Pedro Vaz Serra (Clube de Empresários de Coimbra)
* 10h45 - Debate
* 11h15 - Pausa
* 11h45 - "Instrumentos de apoio ao empreendedorismo e à inovação em Saúde", Susana Seabra (Sociedade Portuguesa de Inovação)
* 12h15 - Debate
* 12h45 - Pausa para almoço
* 14h30 - "Centro de Diagnóstico Integrado de Coimbra - empreendedorismo em Saúde", José Alexandre Cunha (IdealMed)
* 15h00 - "Monitorização de Sinais Vitais no domicílio - Saúde e Bem-Estar", Rita Cunha (ISA IntelliCare)
* 15h30 - Pausa
* 16h00 - "Investigação em Saúde - um projecto com potencial", Catarina Pereira (Doutoranda pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra)
* 16h30 - "Prevenção em Saúde - um projecto inovador" Paulo Barbeiro (BlueWorks)
* 17h00 - Debate
* 17h30 - Síntese e Conclusões, Pedro Vaz Serra
* 18h00 - Encerramento

o Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, Manuel de Oliveira
o Presidente do Conselho de Enfermagem Regional do Centro, Manuela Coimbra

2010-10-19


Comentários