Comissão Europeia selecciona 2 hospitais portugueses para projeto de investigação

Hospital Garcia da Horta e Centro Hospitalar Lisboa Norte foram as instituições escolhidas

A investigação centra-se assim sobre a organização do sistema de saúde, dos hospitais e das equipas clínicas, com vista a compreender a eficácia clínica, a segurança e a satisfação dos doentes dos serviços públicos de saúde.

O projecto será conduzido por seis universidades europeias que, com base num estudo comparativo, irão investigar e a avaliar os sistemas de saúde de cinco países europeus (Portugal, Reino Unido, Noruega, Holanda e Suécia), através de uma amostra de dez hospitais públicos, dois por cada país.

Em Portugal, o estudo irá ser coordenado por uma equipa de quatro investigadores do ISCTE-IUL: Francisco Nunes, Luís Martins, Alexandra Fernandes e Sara Gomes. A escolha do ISCTE-IUL deve-se ao facto desta universidade ser uma referência na área da Gestão da Saúde em Portugal.

Ao longo dos últimos anos, este instituto universitário tem estudado as diferentes áreas abordadas no Projecto QUASER, como a cultura organizacional, a qualidade em saúde, a aprendizagem organizacional nos hospitais, a gestão de risco e a segurança dos pacientes. Tem ainda avaliado a performance de vários hospitais com métodos de gestão diferentes (privado, público, público-privado).

Financiado pelo programa ‘Seventh Framework Programme - FP7’, com um valor de 3 milhões de euros, o QUASER irá propor um guia de orientação estratégico com as melhores práticas hospitalares de cada um dos países estudados e contribuir com um quadro de referência, que permitirá aos profissionais de saúde, gestores hospitalares e governamentais de toda União Europeia acederem e monitorizarem a qualidade e segurança dos serviços prestados.

Esta é uma forma do programa assegurar que qualquer cidadão tenha acesso a cuidados de saúde de qualidade, dentro do espaço europeu.

27 de junho de 2011

Fonte: LPM Comunicação


Comentários