16 de maio de 2013 - 18h04
O cirurgião Manuel Carvalho vai acumular a direção clínica e a presidência do conselho de administração do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), revelou hoje à agência Lusa a Administração Regional de Saúde (ARS).
O Governo aprovou hoje, em Conselho de Ministros, a nomeação dos membros do novo conselho de administração daquela unidade hospitalar, que passa a ser composto por quatro elementos (até agora tinha cinco).
Contactada pela Lusa, a ARS do Alentejo revelou que o diretor clínico Manuel Carvalho vai passar a assumir também o cargo de presidente do conselho de administração.
O cirurgião vai substituir Maria Filomena Mendes, a presidente do conselho de administração do HESE cujo mandato terminou a 31 de dezembro do ano passado, mas que continuava em funções a aguardar esta decisão do Conselho de Ministros.
Enquanto diretor clínico, Manuel Carvalho já integrava esse conselho, tal como outros dois elementos hoje nomeados: o enfermeiro-diretor José Manuel Chora e o vogal Carlos António Gomes.
Na composição escolhida pelo Governo para este novo mandato, com a duração de três anos, renovável, apenas surge um novo membro, o vogal José Fernando Ventura.
Em comunicado, o Conselho de Ministros divulgou que, no âmbito deste processo, foi ouvida a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, que se pronunciou favoravelmente sobre estas nomeações.
A anterior presidente Maria Filomena Mendes, demógrafa e professora universitária, regressa à Universidade de Évora.
Lusa