Cinco milhões de contactos para a Linha de Saúde 24 em seis anos

A Linha terminou o ano de 2012 com uma média diária de cerca de 2.200 contacto
9 de maio de 2013 - 16h43



Perto de cinco milhões de contactos foram realizados nos seis anos de atividade da Linha Saúde 24 (S24), anunciou hoje a empresa que gere este serviço de aconselhamento telefónico.



De acordo com a informação, esta Linha recebeu mais de 4,85 milhões de contactos nos seis anos de atividade, que completou no passado dia 25 de abril.



Este serviço é “constituído atualmente por uma equipa de cerca de 400 profissionais de saúde qualificados e especialmente formada para dar o melhor aconselhamento, encaminhar ou ajudar o utente a resolver a situação por si próprio”.



Com dois centros (Lisboa e Porto) e um total de 132 postos de atendimento, a Linha terminou o ano de 2012 com uma média diária de cerca de 2.200 contactos, o que representa um crescimento de 18 por cento em relação ao ano anterior.



Com o número 808242424, a Linha Saúde 24 é atualmente gerida pela Linha de Cuidados de Saúde (LCS), empresa do grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD), o que deverá terminar em breve, após concurso internacional.



O concurso ainda não foi resolvido, apesar de já ter sido selecionada uma empresa: a PT.



No entanto, o Tribunal de Contas recusou o visto a este contrato, por alegadamente não concordar com o critério de que a empresa venceu por ter sido a mais rápida a apresentar a proposta.



A Direção-Geral da Saúde (DGS) não concordou com este argumento do Tribunal de Contas, tendo já enviado a sua posição.



Este concurso internacional tem o valor de 17,8 milhões de euros e permitirá ao Estado poupar perto de metade do que gasta atualmente com a Linha de Saúde 24.



Lusa
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários