Cientistas criam teste que diagnostica meningite numa hora

A meningite é uma das principais causas de morte das crianças em todo o mundo

Pesquisas envidadas por cientistas da Queen’s University, de Belfast, e da Autoridade de Saúde da Irlanda do Norte, criaram uma espécie de impressora doméstica portátil que faz o exame da miningite e apresenta os resultados entre 24 a 48 horas.

Este novo método é fundamental para que, uma vez diagnosticada a doença, se possa dar início, o mais rápido possível, ao tratamento de um mal que continua a ser uma das principais causas de morte infantil.

Segundo os especialistas ”a meningite é a inflamação da meninge – membrana que protege e recobre o cérebro e a medula espinhal – e pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos, entre outros factores. A forma mais perigosa é a bacteriana, da qual a meningocócica faz parte”.

A máquina, que se encontra em fase de testes no Royal Victoria Hospital for Sick Children de Belfast, vai “permitir a identificação rápida da doença e os médicos poderão tomar decisões sobre o tratamento a seguir e, desta forma, salvar a vida dos pacientes”, refere o relatório dos investigadores.

2010 – 08-20

Comentários