Ciência chega ao mundo dos jogos

Jogos flash ajudam investigadores a desvendar enigmas científicos

Chegou à Internet um jogo que ajuda os investigadores da Universidade de Standford a desvendar os segredos da organização das proteínas no corpo humano, tendo como objectivo a descoberta de curas para doenças como o Alzheimer, BSE e fibrose cística.

A obra é gratuita, chama-se EteRNA, é jogada em qualquer browser de Internet e coloca os utilizadores perante uma série de enigmas, tendo de ser descobertos os designs que levam à solução dos problemas apresentados. Os designs com pontuação mais elevada são testados por investigadores num laboratório da universidade norte-americana, na tentativa de provar teorias que resultem na melhor compreensão do funcionamento da organização das proteínas.

"Queremos entender a forma como o RNA se organiza em tubos de ensaio e, eventualmente, em vírus e células vivas. "Estas experiências estão na primeira linha da validação de um design, sendo parte crucial do método científico.

EteRNA é semelhante àquilo que acontece no meu laboratório no dia a dia: faz-se uma previsão, realiza-se uma experiência, fazem-se ajustes e começa-se tudo do início," disse Rhju Das, professor assistente do departamento de bioquímica da Universidade de Stanford. No caso de estarem interessados em jogar para ajudar, cliquem aqui e entrem no mundo de EteRNA.

14 deJaneiro de 2011

Fonte: Game Over

http://gameover.sapo.pt

Comentários