Maior precipitação, mais humidade e descida da temperatura hoje e quinta-feira é uma realidade, disse à agência Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues, do IPMA.

De acordo com Madalena Rodrigues, a mudança nas temperaturas teve início terça-feira, com uma descida acentuada das temperaturas, que se irá manter até sábado, sendo esperado para domingo o regresso de temperaturas máximas acima dos 30 graus.

“Hoje será um dia de períodos de céu muito nublado sendo especial por nuvens altas na região do sul. Prevê-se aguaceiros em geral fracos, a partir da tarde no litoral a norte do Cabo Carvoeiro e em especial no Minho. Amanhã [quinta-feira] será um dia de céu geralmente muito nublado nas regiões do norte e centro e na região a sul”, explicou a meteorologista.

Madalena Rodrigues adiantou ainda que os períodos de chuva fracos esperados para quinta-feira vão ocorrer a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e no litoral.

Quanto às temperaturas para hoje estão previstas temperaturas muito próximas das ocorridas terça-feira, dado que se assistiu a “uma descida acentuada dos valores da temperatura”, esperando-se para quinta-feira nova descida dos valores da temperatura entre quatro a seis graus.

“As temperaturas vão rondar os 26/27 graus Celsius entre a Beira interior e o Alentejo e região sul enquanto nas regiões do litoral norte vão oscilar entre os 21 e 22, e os 23 e 25 no interior norte”, avançou.

Para sexta-feira e sábado mantêm-se as temperaturas a rondar os 28 e 29 graus Celsius, de acordo com a meteorologista, não se prevendo que até sábado as temperaturas atinjam os 30 graus, mas domingo já se prevê uma ligeira subida da temperatura.

Radiação ultravioleta mantém-se perigosa

De acordo com o IPMA, Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Penhas Douradas, Portalegre, Santarém, Setúbal, estão hoje com risco muito de exposição à radiação ultravioleta.

Também Santa Cruz, Horta, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo, nos Açores, encontram-se com índice muito alto de exposição, contrastando com as restantes regiões do continente e ilhas.

As regiões de Aveiro, Coimbra, Leiria, Sagres, Sines, Viseu e Vila Real e Porto Santo e Funchal, na Madeira, encontra-se com níveis altos de exposição à radiação ultravioleta.Para a zona da grande Lisboa, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, em especial por nuvens altas, e o vento a soprar em geral fraco (inferior a 20 km/h) de noroeste, soprando moderado (20 a 30 km/h) a partir da tarde.

Já na região do grande Porto, prevê-se céu em geral muito nublado, aguaceiros, em geral fracos e a partir da tarde.

O vento será fraco a moderado (10 a 25 km/h) de sudoeste. Pequena subida da temperatura máxima.

Quanto às temperaturas, as máximas vão oscilar entre os 23 graus Celsius previstos em Viana do Castelo e Porto, as cidades com temperatura máxima mais baixa hoje, contrastando com os 32 de máxima prevista para Évora, cidade mais quente.

Em Lisboa, vão variar entre 18 e 28 graus Celsius, em Bragança entre 15 e 30, em Viseu entre 13 e 27, em Coimbra 17 e 27, na Guarda 14 e 28, Portalegre entre 16 e 31, Évora entre 15 e 32, Beja entre 15 e 31, em Faro 21 e 28, em Santarém entre 16 e 30, no Funchal entre 21 e 27, em Ponta Delgada entre 19 e 24, em Angra do Heroísmo entre 19 e 23 e em Santa Cruz das Flores entre 18 e 22.

O IPMA prevê para hoje no arquipélago da Madeira períodos de céu muito nublado, com aguaceiros, em geral fracos. O vento soprará fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante leste, soprando moderado (25 a 35 km/h) de oeste nas terras altas durante a tarde. No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre 21 e 27 graus.

Já para os Açores, o IPMA prevê paras as ilhas do grupo ocidental - Flores e Corvo - períodos céu muito nublado, diminuindo a nebulosidade para a tarde, com o vento de nordeste moderado (20/30 km/h) tornando-se bonançoso (10/20 km/h) e, rodando para leste na noite.

Para o grupo central, ilhas da Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, a previsão é de períodos de céu muito nublado com boas abertas, possibilidade de aguaceiros fracos na madrugada e manhã. O vento soprará de nordeste moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 55 km/h, tornando-se bonançoso (10/20 km/h) e, rodando para leste na noite.

No grupo oriental, São Miguel e Santa Maria, prevê-se igualmente períodos de céu muito nublado com abertas e aguaceiros, mais frequentes a partir do final da tarde, com o vento a soprar nordeste fresco a muito fresco (40/50 km/h) com rajadas até 65 km/h, tornando-se moderado (20/30 km/h).

As temperaturas vão rondar os 18 e os 24 graus Celsius, com Santa Cruz das Flores a chegar aos 22, Horta e Angra do Heroismo, 23, e Ponta Delgada, 24.