Chuva e tempo frio vão manter-se durante a semana

A chuva e o tempo frio vão manter-se no início da semana, com neve nas terras altas até quinta-feira, prevendo-se uma pequena descida das temperaturas mínimas e subida das máximas, disse o meteorologista Bruno Café.

Segundo declarou à agência Lusa o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para hoje está previsto um dia de céu “pouco nublado, tornando-se gradualmente muito nublado a partir do meio da tarde nas regiões do norte e centro, previsão de chuva apenas para o final do dia no Minho e Douro litoral”.

Bruno Café adiantou que o vento soprará moderado a forte, “com rajadas na ordem dos 100 km/hora no litoral, em especial a sul do cabo Mondego e nas terras altas, até ao meio da manhã, e depois tornar-se-á mais fraco”.

Para terça-feira, Bruno Café prevê um dia semelhante, com o céu geralmente muito nublado e com abertas a partir da tarde.

“Será um dia de chuva que passará gradualmente a aguaceiros no final da tarde, a precipitação será de neve acima dos 600/800 metros e o vento começa fraco, mas torna-se mais forte no litoral oeste e terras altas, com rajadas de 65 km/hora”, explicou.

Quanto às temperaturas, o meteorologista adiantou que se prevê uma pequena descida da temperatura mínima e subida das máximas.

Na previsão para os dias seguintes, e até final da semana, “a tendência é que a precipitação ocorra em regime de aguaceiros e em especial a norte do sistema montanhoso Montejunto/Estrela”, com neve a cair até quinta-feira, assistindo-se depois a uma pequena subida da temperatura.

Aviso laranja devido ao vento e agitação marítima

Cinco distritos portugueses estão sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima e vento forte, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) no seu site.

De acordo com o IPMA, os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso laranja até às 09:00 de hoje devido à previsão de ondas altas, que podem atingir os seis metros, e de vento forte, com rajadas até aos 90 km/hora no litoral, passando depois os mesmos distritos a aviso amarelo ainda devido à ondulação e ao vento forte até às 18:00 de hoje.

Os restantes 13 distritos portugueses estão sob aviso amarelo também devido ao vento forte, já que são esperadas rajadas na ordem dos 100 km/hora nas terras altas, enquanto no interior podem chegar aos 70 km/hora até às 12:00 de hoje.

A costa norte da Madeira e Porto Santo estão igualmente sob aviso amarelo devido à agitação marítima sendo esperadas ondas de noroeste com quatro a cinco metros até às 12:00 de hoje.

artigo do parceiro: Nuno de Noronha

Comentários