22 de setembro de 2014 - 08h33
O estado do tempo em Portugal continental vai  continuar instável, com chuva e sol, pelo menos até dia 28 (domingo), disse  à agência Lusa a meteorologista Joana Sanches, do Instituto Português do  Mar e da Atmosfera (IPMA).     
Em declarações à agência Lusa, Joana Sanches adiantou que a chuva e  as trovoadas vão continuar e, por isso, o IPMA emitiu um aviso amarelo,  o terceiro mais grave de uma escala de quatro, para 11 distritos do continente. 
Os distritos de Leiria, Aveiro, Castelo Branco, Guarda, Porto, Coimbra,  Viseu, Bragança, Vila Real, Viana do Castelo e Braga vão estar sob aviso amarelo até às 21h00 de hoje.  
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando há risco para determinadas  atividades dependentes da situação meteorológica.  
"A situação de aguaceiros, por vezes fortes, e condições favoráveis  à ocorrência de trovoadas, vão manter-se até às 22:00 de hoje. Amanhã  terça-feira  o dia será idêntico", salientou.  
De acordo com Joana Sanches, a tendência para os próximo dias é uma  alternância entre chuva e sol.  
"Em princípio, vamos ter uma melhoria dia 25  1/8quinta-feira 3/8, depois  volta a chover e a partir de dia 28 poderá melhorar novamente", disse.  
O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado,  aguaceiros, por vezes fortes, em especial nas regiões norte e centro, condições  favoráveis à ocorrência de trovoada, vento em geral fraco do quadrante oeste,  neblina matinal e descida da temperatura máxima, em especial nas regiões  norte e centro.  
Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em geral  fracos e vento fraco a moderado do quadrante oeste.  
Para os Açores, períodos de céu muito nublado, com abertas a partir  da tarde, aguaceiros fracos, mais frequentes na madrugada e manhã e vento  nordeste fresco a muito fresco com rajadas até 65 quilómetro/hora.  
Quanto às temperaturas, em Lisboa, Viana do Castelo, Braga, Coimbra  e Ponta Delgada prevê-se uma máxima de 22 graus Celsius, no Porto, Angra  do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 21, Castelo Branco, Portalegre e Leira  23, Évora, Beja e Funchal 25, Guarda 15, Viseu 18 e Faro 24.  
Por Lusa