“Vamos entrar numa situação que cheira mais a outono. Vamos ter um fim de semana com um pouco mais de nebulosidade, já com chuva, principalmente nas regiões do norte e centro, vento geralmente fraco do quadrante oeste e a temperatura baixa, mas não muito”, adiantou à Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Paula Leitão, a chuva deverá começar já hoje a partir do fim da tarde na região do Minho e douro litoral e, no sábado, vai atingir a região norte e centro até meio da tarde.

“No domingo volta a haver precipitação principalmente na região do norte e centro, mas durante o início da tarde na região sul também pode haver alguma chuva fraca”, salientou.

A meteorologista adiantou também que na segunda-feira vai continuar a haver condições para ocorrência de aguaceiros nas regiões do norte e centro, principalmente durante a manhã.

“Contudo, é na quarta-feira, por causa da passagem de uma frente com alguma atividade, que estamos a prever queda de chuva mais significativa em todo o território, podendo mesmo ser moderada a forte nas regiões do norte e centro.

No que diz respeito às temperaturas, segundo Paula Leitão, vão descer, mas ligeiramente.

“Em Lisboa temos por exemplo hoje 24/25 graus Celsius e no domingo vai estar com 23. Em Évora e Beja hoje estão 28/29 graus e vai descer para 25”, concluiu.