Centros de saúde do Médio Tejo com horário alargado

O Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo anunciou ter alargado o horário de funcionamento das consultas de recurso em Abrantes, Ourém e Torres Novas nos dias úteis, no âmbito do plano de contingência da gripe.
créditos: LUSA

Em Abrantes, em vez de fechar às 18h00, o centro de saúde passará a fechar às 22h00, em Ourém o horário é alargado das 19h00 para as 22h00 e em Torres Novas das 20h00 para as 22h00.

Em declarações à agência Lusa, a diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) disse que todos os coordenadores das unidades do ACES Médio Tejo têm orientações para estarem atentos a possíveis aumentos da procura por motivos de doença aguda, nomeadamente surto de gripe, e adotarem de imediato as medidas que entenderem por mais apropriadas.

Sofia Theriaga lembrou que as consultas de recurso se destinam prioritariamente aos utentes com doença aguda e sem médico de família e que a população deve recorrer, em primeiro lugar, ao contacto com a Linha de Saúde 24 e às unidades de cuidados de saúde primários, antes de se dirigirem às urgências hospitalares.

A responsável disse que "os utentes que ainda não se vacinaram contra a gripe ainda o poderão fazer, sendo clinicamente recomendável", desde que não apresentem sintomas gripais.

O ACES Médio Tejo cobre os municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, com 10 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, oito Unidades de Saúde Familiares e sete Unidades de Cuidados na Comunidade.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários