Em entrevista à Lusa, o responsável pelos três hospitais diz-se satisfeito com o trabalho prestado pelas unidades exteriores ao concelho da Feira e só prevê mudanças no que se refere a Oliveira de Azeméis.

"Temos lá uma unidade de Medicina Interna com internamento, muitos doentes idosos e uma consulta externa com várias especialidades", refere Miguel Paiva. "O problema principal desse hospital tem a ver com a qualidade das instalações, que foram reabilitadas só em parte, pelo que a situação não é a ideal", declara.

O novo conselho de administração do CHEDV tem, por isso, a expectativa de obter financiamento para concluir a recuperação do edifício. "Estamos à espera de ver se, dentro dos meios disponibilizados pelo [quadro de fundos comunitários] Portugal 2020, será possível realizar alguma intervenção de melhoria", anuncia o presidente da estrutura.

Já no que se refere a S. João da Madeira, Miguel Paiva afirma que o aspeto mais pertinente no atual contexto do hospital "é saber se ele passa para a Santa Casa da Misericórdia e, caso isso se concretize, quais os termos do protocolo".

O administrador do CHEDV não quis comentar a validade dessa medida de gestão porque ela "compete exclusivamente à tutela", mas insiste que "o cerne da questão é saber que tipos de serviços serão contratualizados se o hospital passar efetivamente para a gestão da Misericórdia".

Nos seus moldes atuais, esse hospital demonstra sobretudo que tem sabido acompanhar "a evolução das técnicas cirúrgicas" e que o vem fazendo com eficiência.

"A unidade de S. João da Madeira tem uma unidade de Cirurgia de Ambulatório [para intervenções que envolvem alta médica em menos de 24 horas] que recebe utentes de todo o lado e é uma referência nacional", realça Miguel Paiva.

"Tem um circuito de utilização dos blocos operatórios muito eficiente e a qualidade do serviço que os médicos oferecem é elevadíssima", acrescenta.

Cirurgia Geral, Oftalmologia, Ginecologia, Ortopedia e Urologia são as especialidades mais procuradas no hospital, que, segundo o seu administrador, " é dos mais bem apreciados e com melhores índices de produtividade no país".

"Tem excelentes condições, excelentes resultados, avaliações máximas e excelentes níveis de satisfação por parte dos utentes", remata.