Em comunicado, o Centro Hospital de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) revela que estas consultas, inseridas num “programa específico” iniciado em junho, se realizam “num sábado de cada mês, entre as 08:00 e as 20:00”.

“Até ao final deste ano, serão efetuadas cerca de mil primeiras consultas, o que levará ao desaparecimento total da lista de espera das primeiras consultas desta especialidade”, refere o CHTMAD.

De acordo com aquela unidade hospitalar, “em média são realizadas 150 primeiras consultas por mês ao abrigo deste programa”.

O CHTMAD acrescenta que a iniciativa foi determinada “com a estreita colaboração e acordo de todos os profissionais de saúde da especialidade”, que “disponibilizaram o seu tempo, sem retribuição, para a resolução do problema”.

“O Serviço de Neurologia do CHTMAD E.P.E iniciou, desde junho, um programa específico para reduzir a lista de espera das primeiras consultas”, descreve o centro hospitalar, referindo que o problema estava “por resolver desde 2013”.

O CHTMAD espera, “com este trabalho de equipa”, aumentar a “capacidade de resposta” da especialidade de Neurologia e “melhorar os cuidados de saúde prestados nesta região”.