05 de agosto - 16h39

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) anunciou hoje ter recebido autorização do Ministério da Saúde para criar um edifício destinado a creche e jardim de infância, para utentes e colaboradores.

Em comunicado, o CHL informa que o espaço irá funcionar no perímetro do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria.

O projeto foi apresentado pelo conselho de administração ao Ministério da Saúde no início de 2011, mas só agora recebeu luz verde. "Esta é uma decisão com que nos congratulamos", refere o presidente do conselho de administração, Hélder Roque, citado no comunicado.

Segundo o médico, trata-se de um "projeto estratégico, já com alguns anos" e que mereceu a "persistência e empenho" dos responsáveis do CHL, que veem nele um "fator importante no sentido da melhoria das condições de trabalho" dos seus colaboradores.

Hélder Roque acrescenta que o serviço irá criar "condições de maior motivação e assistência a filhos menores, compatibilizando de forma melhorada os horários de trabalho com as responsabilidades familiares".

O CHL informa que a criação deste equipamento não tem custos para a unidade hospitalar e "implica a adjudicação da construção e exploração do serviço a entidades privadas, mediante concurso de construção/concessão".

No âmbito deste contrato, "o concessionário procederá à construção do equipamento, mediante a contraprestação da exploração do serviço da creche e jardim de infância a implementar nele, durante um prazo determinado".

O presidente do CHL considera que "este é um projeto igualmente estruturante no desenvolvimento da instituição hospitalar, nomeadamente do Hospital de Santo André, ao prosseguir o objetivo de adquirir todas as condições para ser considerada uma empresa com um bom clima organizacional, com impacto nos utentes”.

O CHL vai realizar um questionário interno dirigido aos colaboradores para avaliar a exequibilidade do projeto em termos demográficos, com o objetivo de traçar o perfil de potenciais interessados em usufruir deste equipamento.

Por Lusa