A propósito do Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária (PENSE 2020),  e da obrigatoriedade da utilização do capacete para os condutores de bicicletas, a posição da Associação Novamente "é a de que o uso do capacete em velocípedes, deve ser obrigatório em qualquer caso", dizno organismo em comunicado.

"É importante a existência de homologação de capacetes que protegem de facto a cabeça e as respetivas regras que definem a forma como deve ser colocado", exige ainda a associação.

A Associação Novamente demonstra a sua satisfação pela nova legislação e consequente diminuição de casos de traumatismo craniano e alerta que uma queda pode mudar a vida da vítima e de toda a família.

"É imprescindível a existência de um plano de informação e sensibilização pública sobre: a dimensão do dano que a falta de uso do capacete cria nos condutores, suas vidas e das suas famílias a curto e longo prazo; o número de acidentes de bicicleta que criam sequelas graves; as taxas de diminuição de sequelas em utilizadores de velocípedes por uso do capacete nos países que já têm esta regra implementada; a necessidade de uma campanha pública de informação sobre a colocação do mesmo de forma correta e como reconhecer um capacete homologado; ou seja, informação sobre a homologação de capacetes e que esta seja do conhecimento e reconhecimento dos utilizadores e órgãos de fiscalização, comerciantes relacionados com fabrico, venda e sistemas de aluguer", explica ainda o organismo.

Os acidentes rodoviários eram, até há pouco tempo, a principal causa de traumatismo craniano grave, em Portugal e na Europa, recorda a Associação Novamente.