No âmbito do ciclo de tertúlias “Vamos Falar de Cancro”, realizar-se-á no próximo dia 15 de Dezembro, pelas 18 horas, no espaço da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) no Fórum Coimbra, Centro Comercial gerido pela Multi Mall Management, uma tertúlia sobre Voluntariado em Oncologia, moderada pelo Dr. Lino Vinhal e que contará com a participação do Padre Nuno dos Santos e da Professora Doutora Anabela Pereira. Esta tertúlia terá transmissão em diferido pela Rádio Regional do Centro, que se associou a esta iniciativa.

Os eventos inseridos neste ciclo de tertúlias decorreram ao longo de todo o ano e para os quais foram convidados especialistas em diversas áreas da oncologia.

O voluntariado é uma prática que tem marcado a sua presença ao longo da história da humanidade, procurando, por um lado, acompanhar o progresso das sociedades e, por outro, dar resposta às diferentes carências sentidas em cada época.

A legislação portuguesa (Lei n.º 71/98) considera voluntariado, todas as “acções de interesse social e comunitário realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidas sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas”.

Na Liga Portuguesa Contra o Cancro, o voluntariado representa o principal instrumento de humanização em oncologia. A acção dos voluntários é um importante componente na assistência ao doente oncológico e é uma fonte de suporte social valioso. No entanto, o voluntariado não beneficia só os doentes mas também os próprios voluntários. O voluntariado constitui uma experiência enriquecedora, permite o desenvolvimento de capacidades e competências sociais e contribui para a construção da justiça social, tendo o potencial para originar mudanças na sociedade. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) encara o voluntariado como um novo espaço de transformação social, o que requer uma ética baseada no reconhecimento dos princípios do humanismo e da solidariedade que devem estar subjacentes à acção voluntária, e dos direitos dos doentes no que toca à assistência na saúde.

No Núcleo Regional do Centro, o voluntariado é desenvolvido em diversas vertentes de actuação e que vão desde o comunitário ao hospitalar, passando pelos grupos de entre-ajuda. Na comunidade o papel do voluntário é sobretudo orientado para a sensibilização e educação da população, referenciação de situações de doentes com carências socioeconómicas e angariação de fundos. No contexto hospitalar, o voluntariado cumpre a missão de acolher o doente, proporcionando-lhe apoio emocional e prático em ambulatório e em internamento, essenciais à humanização e à promoção de uma atitude positiva face ao cancro. Já os movimentos de entre-ajuda, são constituídos por voluntários que passaram por uma doença oncológica, e como tal oferecem o seu testemunho e transmitem a mensagem de que “é possível vencer o cancro”.

No ano em que a Liga Portuguesa Contra o Cancro celebra o seu 70º aniversário e, simultaneamente, se comemora o Ano Europeu do Voluntariado (AEV-2011), esta Instituição aposta cada vez mais no reforço do seu voluntariado, enquanto uma das formas mais importantes de cidadania activa.

O espaço da LPCC no Forum Coimbra, tem como objectivo informar e orientar, numa perspectiva de educação para a saúde e de sensibilização para a prevenção da doença e para as actividades fomentadas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro no apoio ao doente oncológico.

No seguimento da política de sustentabilidade da Multi Mall Management, o Forum Coimbra foi o primeiro Centro Comercial a receber um espaço que tem como objectivo informar e orientar a comunidade envolvente, sob temáticas no âmbito da Oncologia.

Poderá participar nas tertúlias que terão lugar no Forum Coimbra colocando a sua questão no site da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Estas serão objecto de resposta pelos especialistas convidados durante a Tertúlia.

12 de dezembro de 2011

@SAPO