No próximo dia 16 de outubro, Oeiras irá celebrar o Dia Mundial da Alimentação com o programa “Menos Sal Mais Sabor a Vida»  (MSMSV). A iniciativa, apoiada pelas juntas de freguesias de Oeiras e de São Julião da Barra, visa sensibilizar a população para a prevenção da hipertensão arterial através da adoção de hábitos alimentares saudáveis. 

O programa “Menos Sal Mais Sabor a Vida» (MSMSV), uma iniciativa da Jaba Genéricos apoiada pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), pretende informar o público sobre quais os riscos da hipertensão e sensibilizar para a importância da prevenção através da alimentação. Reduzir o consumo de sal e adotar um estilo de vida saudavel são as principais mensagens deste evento, onde se incluem dois workshops: um sobre a alimentação saudável e consumo de sal, com uma aula de culinária para crianças dos 7 aos 10 anos, e outro direcionado aos responsáveis de restauração.

A hipertensão arterial (HTA) é uma doença crónica que tem vindo aumentar dramaticamente entre a população. Estima-se que cerca de 40 por cento dos portugueses (mais de três milhões) são hipertensos, embora metade deles não o saiba, ou não esteja controlado. A HTA é o principal fator de risco dos acidentes vasculares cerebrais (AVC). O AVC apresenta, em Portugal, uma das mais elevadas taxas do mundo, levando a mais de 25 mil internamentos por ano e sendo a primeira causa de morte e o principal fator de incapacidade dos adultos no nosso país. 

Entre os diversos fatores de risco da HTA, encontram-se os estilos de vida pouco saudáveis, onde se incluem os hábitos alimentares e, em particular, o teor de sal ingerido diariamente, ao longo do tempo. Neste âmbito, Portugal é também um mau exemplo, já que os adultos consomem duas vezes mais e as crianças quatro vezes mais sal do que a recomendação diária da Organização Mundial de Saúde. 

No âmbito desta associação à iniciativa, o ACES de Oeiras, em parceria com as juntas de freguesia do conselho de Oeiras, tem vindo a promover desde setembro um ciclo de workshops de informação e incentivo à mudança para a adoção de estilos de vida saudáveis, através de intervenções profissionais das áreas da saúde, nutrição e culinária, que decorrem até 27 de outubro. Durante este período, aos sábados de manhã, das 10h às 12h30, numa junta de freguesia do concelho de Oeiras, continuam a ser realizados um conjunto de workshops direcionados à população em geral.

A campanha “Menos Sal Mais Sabor a Vida» 

No sentido de alertar a população para a necessidade de reduzir o consumo de sal e adotar estilos de vida saudáveis, a Jaba Genéricos, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), lançou a “Menos Sal Mais Sabor a Vida» , uma campanha de sensibilização que tem vindo a percorrer Unidades de Saúde Familiar de todo o país realizando várias atividades, nomeadamente workshops de culinária com chefs de cozinha, sessões de formação com nutricionistas e a distribuição de informação, dirigidos aos profissionais de saúde e à comunidade. 

Para mais informações:

http://menos-sal.com

http://www.facebook.com/clubemenossal

http://www.arslvt.min-saude.pt/NoticiasEventos/Eventos/conteudos/Paginas/MenosSal.aspx

http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/menos+sal+mais+vida.htm

12 de outubro de 2012

@SAPO