Inauguradas em fevereiro, as instalações da Acreditar no Porto representaram um investimento de 1,6 ME, ficando situadas num terreno junto ao Instituto Português de Oncologia (IPO) da Cidade Invicta, tendo capacidade para receber em simultâneo 16 famílias.

Antonieta Reis, coordenadora do Núcleo Regional do Norte da Acreditar, disse hoje à agência Lusa que a II Caminhada Solidária "resulta de uma parceria com o Novo Colégio Chupetão, que desde o início do ano letivo tem promovido várias angariações de fundos".

"Recebemos jovens até aos 18 anos com cancro, que ficam juntamente com um familiar o tempo que for preciso sem terem de pagar nada", explicou a responsável de um serviço que, desde a sua inauguração, "já albergou cinco famílias, todas da região Norte".

As famílias acolhidas "são sinalizadas pelos serviços sociais do Instituto Português de Oncologia e do Hospital São João do Porto", acrescentou Antonieta Reis.

Não apontando nenhum valor como objetivo para angariar na caminhada, a coordenadora sublinha que "todo o apoio é bem-vindo”, dadas as necessidades de uma casa com 16 quartos com casa de banho privativas, três salas (sendo uma para pais, outra para crianças e outra para jovens), uma cozinha comunitária com cinco módulos, uma lavandaria, espaços exteriores de lazer, uma sala polivalente para formação e conferências e uma zona de escritórios.

A caminhada tem início às 10:00, junto ao Edifício Transparente, na Foz, e terminará três quilómetros adiante, na Praia do Molhe. As crianças até cinco anos não pagam e quem se inscrever no próprio dia pagará sete euros para poder participar.