Cálcio e vitamina D favorecem perda de peso

Investigadores canadianos asseguram que a toma de suplementos destes dois micronutrientes limita a absorção de hidratos de carbono e de gorduras potencia o emagrecimento…

Além da sua importância para a saúde óssea, o aumento de ingestão  de vitamina D e de cálcio pode também contribuir para a perda do peso. Esta é a conclusão de um estudo, realizado por uma equipa de investigadores de uma universidade canadiana, publicado no British Journal of Nutrition. Desta investigação fizeram parte 63 mulheres com excesso de peso ou obesas que, antes de participarem, tinham uma ingestão diária de cálcio inferior a 800 mg. Durante 15 semanas, as participantes estiveram envolvidas num programa de perda de peso.

No período em que durou a experiência, tomaram suplementos de vitamina D (cinco microgramas) e de cálcio (600 mg)  duas vezes por dia, enquanto outras mulheres, que constituíam o grupo  de controlo, ingeriram um placebo. Comparativamente ao grupo de controlo, as mulheres que ingeriram o suplemento composto por vitamina D e cálcio perderam significativamente mais peso, sobretudo aquelas que, desde o início, apresentavam uma deficiência destes dois micronutrientes.

«O estudo demonstra que a suplementação com cálcio e vitamina D é um benefício para as mulheres que pretendem perder peso», comenta Teresa Branco, fisiologista na gestão do peso e diretora do Instituto Prof. Teresa Branco. «Apesar de este mecanismo carecer de maior observação, tal parece acontecer devido ao efeito que o cálcio e a vitamina D têm na seleção dos macronutrientes, fazendo com que o organismo acabe por absorver menos hidratos de carbono, proteínas e gorduras que nos fazem engordar», refere a especialista.

Alimentos aliados da perda de peso

Se o objetivo é emagrecer, além da toma do suplemento de vitamina D e de cálcio, é importante privilegiar o consumo de alimentos ricos nestes micronutrientes:

- Cálcio

Agrião, alface, amêndoa, atum, aveia, bróculos, couve, espinafre, figo, iogurte, laranja, leite, queijo, salmão, sardinha, tofu ou soja.

- Vitamina D

Ovo, leite, peixe, nomeadamente salmão, carne de frango, peru, porco e vaca, manteiga, iogurte, ou queijo.

artigo do parceiro:

Comentários