28 de fevereiro de 2014 - 14h44
A Universidade Nova estudou o impacto do investimento em Saúde na Economia e concluiu que o dinheiro investido tem retorno imediato no PIB, avança a TSF.
O modelo estrutural presentado pela referida instituição de ensino divide o retorno económico em dois tipos de investimento e conclui que por cada euro investido em meios técnicos e recursos o retorno imediato para o PIB é de 44 cêntimos.
Por outro lado, o estudo, baseado em análise estatística analisa o investimento em medicamentos e chega à seguinte premissa: um euro equivale a um retorno para a economia de 56 cêntimos.
Conclusão imediata e preliminar: o impacto a curto prazo para a Economia é maior na área dos medicamentos. 
Os investigadores da Universidade Nova tiveram por base os dados da despesa corrente entre 2000 e 2010, despesa que foi aplicada em cerca de 79 por cento em meios técnicos e recursos e 21 por cento em medicamentos de ambulatório.
Nesta análise macro do investimento, os investigadores concluíram ainda que por cada milhão de euros investido a mais, se reduz o absentismo em cerca de 12 anos, com consequências diretas e indiretas ao nível na Saúde dos portugueses.

SAPO Saúde